terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cusco

Para ingressar nos sítios arqueológicos, a melhor opção é comprar um boleto turístico que dá direito a entrar em 16 atrações, entre elas o passeio ao Valle Sagrado. Quando compramos, já visitamos o Museo de Arte Popular que fica no subsolo do prédio da Municipalidad del Cusco (onde se compra o boleto), porém lá é proibido tirar fotos.

Saxsawaman é uma palavra quechua, na época inca foi chamada de "casa do sol", e foi um grande centro religioso. Quando os espanhóis chegaram pensaram que era uma fortaleza devido sua posição e sua forma.







sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cuzco na noite






A vida do Centro Histórico de Cuzco se concentra em volta da praça. É só passar pela praça que logo se é atacado por intensos convites. Drink FREE... então é só pegar o seu boleto e entrar!!

COCA

A 3.400 acima do nível do mar qualquer forasteiro passa mal. O que se tem a fazer é adaptar-se o mais rápido possível para não perder a viagem.
A folha de coca é a própria identidade das culturas indigenas dos Andes, que as mascam desde 3.000 A.C. Além de aliviar os efeitos (tontura, falta de ar, náuseas...) a Coca tem todo um sigificado religioso, pois ainda é usada em oferendas de agradecimentos a "Pacha Mama" (Mãe Terra).
Com as devidas precauções, é só manter o ritmo do caminar despacito.

CORICANCHA E O CONVENTO DE STO DOMINGO

CORICANCHA E CONVENTO DE SANTO DOMINGO - O convento foi construí­do sobre os alicerces do espetacular Coricancha ou "Lugar de Ouro", o mais importante templo dedicado ao culto do Sol, cujos muros estavam recobertos por minas de ouro. Este convento foi erguido utilizando como base estruturas de pedra polida. A sua porta da uma excelente amostra do renascimento e sua torre de estilo barroco, destaca-se sobre os tetos de telhas da cidade.
















San Blas

Conhecido também como o bairro dos artesãos,  um dos lugares mais pitorescos da cidade. As suas ruas tortuosas, estreitas, ziguezagueando entre velhos casarões levantados com muros de pedra inca e suas tranquilas pracinhas. (Nosso Hostel ficava próximo e era realmente cansativo este caminho)







Menu Turístico

Em Cusco eles servem o chamado "Menu turístico" onde há uma entrada e o prato principal que acompanha uma bebida (neste caso pegamos uma cerveja sem alcóol feita de milho - horrível!! detalhe para a feição do Mario)

muro dos Incas e dos Incapazes (espanhóis)












DOS 12 ÂNGULOS - Localizada na Rua Hatun Rumiyoc, talvez a mais conhecida da cidade, a Pedra dos 12 ângulos formava parte do antigo palácio de Inca Roca.


ARGENTINA - CHILE - PERU (CUZCO, VALE SAGRADO E MACHU PICCHU)


Cuzco foi capital do Império Inca, chamada de "Qosqo" na língua Quéchua (signific umbigo do mundo) e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e Capital Arqueológica das Américas. É o ponto de partida para todos os pontos turísticos, sítios arqueológicos e Machu Picchu.O movimento de turistas é impressionante.
Uma observação sobre a bandeira Arco-íris que está hasteada na "Plaza de Armas" juntamente com a bandeira do Peru: Muito embora seja associada e utilizada em manifestações Gays desde os anos 80, é a bandeira do Império Inca. Chama-se Whipala e tem origem das palavras "aymaras": Wiphay que é uma expressão de alegria e Phalax que é o sonho produzido por conduzir uma bandeira.